Olá!
Depois de algum tempo eu retorno. E não poderia deixar de falar sobre o Novembro Roxo, o mês da prematuridade.
Em Março falei um pouco sobre o tema e a importância do Neonatologista, na recepção em sala de parto do prematuro, no cuidado durante a internação e no acompanhamento pós-natal.
Se quiser saber um pouquinho mais, deixo aqui o link do Março Lilás: https://clinicagoncalves.com/2019/03/14/marco-lilas-atencao-ao-cuidado-do-bebe-prematuro/.
Hoje , no entanto, gostaria de destacar a oportunidade e o imenso prazer que tive em ministrar a aula sobre a Neuropreservação e Seus Cuidados, na Semana da Prematuridade do Hospital Unimed São Roque.
Nesta aula, pude destacar que os cuidados com o recém-nascido prematuro já se iniciam no pré-natal, na boa assistência à saúde da mulher, sobretudo; e do papel preponderante na assistência peri e pós-natal realizada pelo Neonatologista.
No entanto, mais do que isso, hoje gostaria de destacar “os meus prematuros”- neste mês a comemoração é deles.
E quando digo “os meus prematuros”, me refiro àqueles que o destino me presenteou.
Alguns deles pude cuidar desde o início, na Unidade de Terapia Intensiva. Outros conheci na maternidade ou apenas no consultório. Mas agradeço imensamente à confiança dos papais e me alegro em ver a boa evolução de todos. Gostaria de dividir alguns casos com vocês:
Parabéns a todos vocês!!!
Agradeço pelo privilégio de poder acompanhá-los, desde o chorinho à primeira palavra.
Muito obrigado.
Dr Vinícius F. Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista
Um comentário sobre “Novembro Roxo”