Chegou o Março Lilás! Mês de atenção ao cuidado do bebê prematuro!
Atualmente no Brasil, nascem cerca de 3 milhões de crianças por ano, sendo que ao redor de 11% delas são prematuras.
Em São Paulo, nascem por volta de 600 mil crianças anualmente e a proporção de prematuros é idêntica.
Inclusive já temos um dia próprio e específico só para o prematuro que é o dia 17 de Novembro, Dia Mundial do Prematuro e o Novembro Roxo, mês da prematuridade.
Além disso, em 2009 foi aprovado o Projeto de lei nº 146, que instituiu o Dia da Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro, comemorado todo o dia 14 de março, no âmbito do Estado de São Paulo.
Mas por que toda essa preocupação???
Além do aumento do número de prematuros em todo o país- crianças que nascem com menos de 37 semanas de idade gestacional- é necessário um cuidado especial com esta população.
O bebê prematuro necessita de uma equipe treinada e bem capacitada para a sua recepção na sala de parto, após o nascimento, estabilização e encaminhamento à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a redução da mortalidade e das morbidades inerentes à sua condição.
Quem é o Neonatologista? O que ele faz?
O Neonatologista é o médico formado em Pediatria e que fez a sua especialização em Neonatologia, área da pediatria que visa ao cuidado das crianças prematuras.
É o Neonatologista o profissional mais capacitado para realizar os primeiros cuidados do bebê logo após o nascimento na sala de parto, na UTI e o seu seguimento após a alta hospitalar.
O bebê prematuro possui uma série de particularidades que devem ser supervisionadas: o crescimento, o desenvolvimento psico-motor, a sua vacinação específica, o desenvolvimento visual, o controle de seu metabolismo ósseo e da anemia… dentre muitas outras características.
Ainda, estas são crianças com fator de risco aumentado para a obesidade, dislipidemia, hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.
É preciso do cuidado rigoroso e pormenorizado para que se tornem adultos saudáveis.
Qual objetivo da campanha?
No período da campanha, deve-se intensificar a capacitação das equipes multiprofissionais, constituídas por neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, na prestação dos cuidados especializados que o bebê prematuro e sua família necessitam, não só durante a internação, mas também durante o acompanhamento após a alta hospitalar.
Temos que alertar não só os profissionais que cuidam deste bebês, mas também toda a sociedade sobe a importância e a necessidade deste cuidado específico feito pelo Neonatologista.
Feliz 14 de Março! Parabéns a todos bebês prematuros e aos papais e mamães que cuidam deles!
Dr. Vinicius F.Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista
Fonte : Sociedade de Pediatria de São Paulo. http://www.spsp.org.br/2019/02/28/campanha-marco-lilas-atencao-ao-cuidado-do-bebe-prematuro/- acesso em 14/03/19