Março Lilás-Atenção ao cuidado do bebê prematuro

Design sem nome

 

Chegou o Março Lilás! Mês de atenção ao cuidado do bebê prematuro!

Atualmente no Brasil, nascem cerca de 3 milhões de crianças por ano, sendo que ao redor de 11% delas são prematuras.

Em São Paulo, nascem por volta de 600 mil crianças anualmente e a proporção de prematuros é idêntica.

Inclusive já temos um dia próprio e específico só para o prematuro que é o dia 17 de Novembro, Dia Mundial do Prematuro e o Novembro Roxo, mês da prematuridade.

 

novembro da prematuridade

 

Além disso, em 2009 foi aprovado o Projeto de lei nº 146, que instituiu o Dia da Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro, comemorado todo o dia 14 de março, no âmbito do Estado de São Paulo.

Mas por que toda essa preocupação???

Além do aumento do número de prematuros em todo o país- crianças que nascem com menos de 37 semanas de idade gestacional-  é necessário um cuidado especial com esta população.

O bebê prematuro necessita de uma equipe treinada e bem capacitada para a sua recepção na sala de parto, após o nascimento, estabilização e encaminhamento à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para a redução da mortalidade e das morbidades inerentes à sua condição.

Quem é o Neonatologista? O que ele faz?

O Neonatologista é o médico formado em Pediatria e que fez a sua especialização em Neonatologia, área da pediatria que visa ao cuidado das crianças prematuras.

É o Neonatologista o profissional mais capacitado para realizar os primeiros cuidados do bebê logo após o nascimento na sala de parto, na UTI e o seu seguimento após a alta hospitalar.

O bebê prematuro possui uma série de particularidades que devem ser supervisionadas:  o crescimento, o desenvolvimento psico-motor, a sua vacinação específica, o desenvolvimento visual, o controle de seu metabolismo ósseo e da anemia… dentre muitas outras características.

Ainda, estas são crianças com fator de risco aumentado para a obesidade, dislipidemia, hipertensão, diabetes e síndrome metabólica.

É preciso do cuidado rigoroso e pormenorizado para que se tornem adultos saudáveis.

 

Qual objetivo da campanha?

No período da campanha, deve-se intensificar a capacitação das equipes multiprofissionais, constituídas por neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoterapeutas, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais, na prestação dos cuidados especializados que o bebê prematuro e sua família necessitam, não só durante a internação, mas também durante o acompanhamento após a alta hospitalar.

Temos que alertar não só os profissionais que cuidam deste bebês, mas também toda a sociedade sobe a importância e a necessidade deste cuidado específico feito pelo Neonatologista.

Feliz 14 de Março! Parabéns a todos bebês prematuros e aos papais e mamães que cuidam deles!

 

Dr. Vinicius F.Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista

Fonte : Sociedade de Pediatria de São Paulo. http://www.spsp.org.br/2019/02/28/campanha-marco-lilas-atencao-ao-cuidado-do-bebe-prematuro/- acesso em 14/03/19

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s