12 de Abril- Dia do Obstetra

12 de abril Dia do Obstetra (3)

 

12 de abril: Dia Do Obstetra

Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa “ficar ao lado de”. Por isso, o obstetra é o médico que fica do lado para acompanhar e ajudar.

O médico obstetra é um profissional que aconselha e acompanha a mulher antes da gravidez, durante a gestação, durante o parto e também no pós-parto. Assim, o obstetra acompanha a saúde da mãe e do bebê durante todo o processo, ajudando a prevenir e tratar eventuais problemas de saúde para qualquer um dos dois, intervindo quando necessário para preservar a integridade de ambos.

A atuação do obstetra começa bem antes do parto, portanto, toda mulher que deseja engravidar deve procurá-lo o mais cedo possível para que se possa identificar e sanar prováveis riscos à gravidez e à gestante.

Assim que é descoberta a gravidez, iniciam-se as consultas de pré-natal que são, na grande maioria das vezes, consultas preventivas e educativas. Falar e ouvir são as mais importantes funções do obstetra. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais e ultrassonografias que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança. A assistência do pré-natal bem estruturada pode promover a redução dos partos prematuros, de crianças com baixo peso ao nascer, de complicações de hipertensão arterial na gestação, bem como da transmissão vertical de patologias como o HIV, sífilis e as hepatites.

Além disso, é importante perguntar sobre os incômodos comuns da gravidez, como azia, queimação, excesso de saliva, fraqueza, dor abdominal, cólica, corrimento vaginal, hemorroidas, dificuldade para respirar, sangramento das gengivas, dor nas costas, varizes, cãimbras e trabalho durante a gravidez, esclarecendo todas as dúvidas da gestante e oferecendo as soluções necessárias.

A gravidez representa um dos momentos de maior ansiedade e de grandes mudanças na vida da mulher e, um diálogo claro, procurando eliminar suas dúvidas e seus anseios partoé muito importante para o acompanhamento de pré-natal. Procure sempre que possível indicações, principalmente entre os familiares e considere a empatia como um fator importante. Seu obstetra vai ser seu cúmplice, seu amigo, participando de um grande momento da sua vida e da formação da sua família.

Dra. Francine Zacarias Gonçalves- Ginecologista e Obstetra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s