Ultrassom para quê?

 

ultrassom

 

A ultrassonografia passou a ser parte integrante da propedêutica pré-natal, sendo um exame de extrema importância no arsenal propedêutico da gestação.

A ultrassonografia bidimensional é empregada na avaliação morfológica fetal, na datação da gestação, no seguimento para acompanhamento do desenvolvimento ponderal fetal, na avaliação da restrição de crescimento do fetal, na avaliação da vitalidade fetal com a utilização da Doppler velocimetria.

O exame deve ser realizado em datas específicas da gestação, para obtenção dos melhores parâmetros para avaliação da gestação; assim o morfológico de primeiro trimestre deve ser realizado entre 11 e 13 6/7 semanas, para avaliação da translucência nucal, ducto venoso, osso nasal,  para rastreamento das cromossomopatias e cardiopatias no primeiro trimestre, assim como malformações estruturais demonstráveis neste período da gestação.

12

O exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado entre 20 e 24 semanas, para avaliações de malformações estruturais que aparecem em idade mais avançada da gestação tais como malformações do sistema nervoso central, aparelho digestivo, urinário, cardiovascular, esquelético…

 

Já a Doppler velocimetria é empregada nas gestações com desvio de crescimento fetal, nas gestações com patologias materna que interferem no desenvolvimento fetal tais como diabetes, hipertensão, doenças reumáticas, infecciosas, etc. Avalia a circulação materna com a insonação das artérias uterinas e fetal com avaliação da artéria umbilical e cerebral média.

54

 

E o ultrassom 3D e 4D?

A ultrassonografia 3D e 4D observa  o bebê em imagens tridimensionais. A diferença é que na imagem 3D temos uma avaliação estática da imagem tridimensional e no exame 4D as imagens são dinâmicas em tempo real, podendo ser observado a movimentação fetal como a movimentação de membros, do abrir e fechar da boca, das caretas e mimicas realizadas pelo feto.

O exame tridimensional tem melhor resolução quando realizado entre 25 e 32 semanas de gestação, pois necessita de uma boa quantidade de líquido amniótico para que possamos obter melhores imagens, assim como da posição fetal, do panículo adiposo materno, da movimentação fetal.

Assim recomendamos que a mãe se alimente 30 minutos antes do exame para que o bebê se movimente, pois se o mesmo estiver em uma posição ruim pode-se obter uma imagem não satisfatória.

Importante!!! Os exames 3D e 4D não substituem os exames morfológicos, sendo estes os exames padrão ouro para avaliação da morfologia fetal.

 

Espero ter elucidado parte das dúvidas que nossos leitores possam ter.

Nos vemos em breve!

Dr. José Francisco Gonçalves Filho– Ginecologista e Obstetra. Fundador da Clínica Gonçalves.

 

PS.:  Na Clínica Gonçalves, os exames são documentados com imagens impressas em papel foto, e gravação em DVD para reprodução em aparelho convencional, podendo o mesmo ser agendado após as 12:00 horas no telefone: (11) 4712-5175. O exame demora cerca de trinta minutos e se o feto não se apresentar em posição satisfatória para obtenção das imagens um segundo exame é agendado. Quando não possível a obtenção de imagens satisfatórias, o relatório do exame bidimensional é emitido.    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s