Olá!!!
Hoje faremos um bate-bola rápido com as maiores dúvidas sobre a Febre Amarela, no esquema de perguntas e respostas.
Prontos?!? Vamos lá, então!
a) Como posso contrair a doença?
A doença é causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito silvestre (o Haemagogus ou o Sabethes). O mosquito transmite a doença após picar um macaco infectado, que é o hospedeiro PRINCIPAL. O homem é um hospedeiro acidental.
b) E o mosquito da Dengue, o Aedes aegipty, onde entra nessa história?
O Aedes é o vetor da doença no Ciclo Urbano, transmitindo a doença entre humanos. A última vez que isso aconteceu no Brasil foi em 1942.
c) Então, se eu não moro em áreas rurais, de matas ou em zonas de risco eu não preciso me preocupar?
Exato! Apenas moradores ou pessoas que irão visitar essas áreas que devem receber a vacina. Para saber se você mora em uma zona de risco acesse: http://www.saude.gov.br/febreamarela.
d) E o macaco? Transmite a doença?
Não! Nem o macaco, nem uma pessoa contaminada podem transmitir a doença diretamente.
e) Se eu pegar a doença o que eu vou sentir?
Como toda infecção por vírus, a famigerada virose! Os sintomas inicias são inespecíficos como febre, dor no corpo, dor muscular, dor de cabeça e vômitos, os quais duram cerca de três dias e cessam. Após 24h, pode ocorrer febre alta, icterícia (pele amarelada), sangramentos, lesão no fígado e até morte.
f) Muitas pessoas morrem após contrair a doença?
Cerca de 15% das pessoas que contraem a doença desenvolvem a forma grave. Destas, 20 a 50% morrem.
g) Existe tratamento?
Não! Como a maioria das doenças virais, não há um tratamento específico. Apenas tratamento de suporte para as possíveis complicações.
h) O que mudou sobre a vacinação?
Atualmente, o governo está usando a dose fracionada da vacina, com um quinto da dose habitual. A sua segurança e proteção são iguais (cerca de 99% de eficácia), mas a pessoa que recebeu a dose fracionada deve ser revacinada em oito anos.
Caso tenha recebido uma dose da vacina habitual (não fracionada), esta vale para toda a vida.
i) E se eu for viajar para algum país do exterior que exige a vacinação?
Você deve tomar a vacina, pelo menos, 10 dias antes da viagem. A Anvisa não concede o Certificado Internacional para quem tomou a dose fracionada.
A dose fracionada vem discriminada na Carteira de Vacinação.
j) As mulheres têm que ter algum cuidado especial?
As mulheres em idade fértil e que desejam engravidar podem tomar a vacina, mas devem evitar a gravidez até 30 dias após a vacina.
k) E quanto as mulheres que amamentam? Quais os cuidados?
Se a criança tiver menos de 6 meses de idade, o ideal é parar a amamentação por 10 dias. Mesmo que a criança tenha tomado a vacina.
l) E as crianças??? Quem pode receber a vacina?
Geralmente, as crianças com mais de 9 meses podem receber uma dose da vacina PADRÃO! (as crianças NÃO devem receber a dose fracionada).
Aquelas com mais de 6 meses, que moram em áreas de risco, podem receber uma dose da vacina, no entanto, devem ser revacinadas posteriormente.
m) Existe algum cuidado especial com a administração desta vacina associada a outras?
As crianças que vão receber a tríplice viral SCR (sarampo,caxumba e rubéola) ou a tetra viral (SCR+ varicela) devem aguardar 30 dias, caso tenham sido vacinadas contra a febre amarela.
n) Quais cuidados devo ter se não puder vacinar meu filho?
Crianças que não se enquadram nas recomendações do Ministério da Saúde para receber a vacina ou que, por sua indisponibilidade, não foram vacinadas devem evitar visitas nas áreas de risco e se precaver das picadas dos insetos- abordamos este tema há alguns meses.
Saiba mais aqui:
http://www.clinicagoncalves.com/2017/11/23/nao-deixe-ele-tirar-o-sono-do-seu-filho/
Por hoje é só!
Dúvidas ou sugestões? É só escrever aqui embaixo ou na página do Facebook da Clínica Gonçalves: http://www.facebook.com/clinicagoncalvessr
Até Breve,
Dr. Vinícius F.Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista