
Olá! Como estão vocês? Eu espero que bem!
Hoje, venho aqui para falar da Nova Vacina da Dengue, a QDENGA.
Ouviram falar dela nos noticiários?
Pois bem, caso não conheçam, trago aqui os highlights no nosso jogo de perguntas e respostas.
Maaaas…
Antes de começar, como o verão está aí e junto com ele os mosquitos e as suas picadas, deixo a seguir o link sobre Repelentes (sim, precisa de atualização que deve sair em breve…):
https://clinicagoncalves.com/2017/11/23/nao-deixe-ele-tirar-o-sono-do-seu-filho/
Agora sim! Bora lá?
1) Já não existia uma Vacina de Dengue?
Sim. Antes da QDENGA (Laboratório Takeda) já havia a vacina Dengvaxia (Laboratório Sanofi).
2) Então qual a diferença entre elas?
A vacina anterior, Dengvaxia, é recomendada para pessoas de 6 anos até no máximo 45 anos de idade que JÁ TIVERAM infecção prévia confirmada laboratorialmente pela Dengue. no esquema de 3 doses (0,6 e 12 meses).
Já, a nova vacina recentemente aprovada pela ANVISA, a QDENGA, pode ser realizada em pessoas de 4 a 60 anos de idade INDEPENDENTEMENTE de infecção prévia. No esquema de apenas 2 doses (0 e 3 meses).
3) Quem não pode receber a vacina?
Ambas são contra-indicadas para:
– Gestantes
– Mulheres que amamentam
– Imucomprometidos
– Pacientes em uso de corticoides em doses altas ou imunossupressores
Além é claro da ressalva da idade e status sorológico citados antes.
4) A nova vacina é segura?
Sim. A QDENGA foi testada em mais de 28.000 crianças e adultos de 1,5 a 60 anos de 13 países do mundo, incluindo o Brasil.
Ela é uma vacina de vírus vivos atenuados, baseada no sorotipo 2 da Dengue e com três vírus quiméricos (“modificados”) contendo os genes das proteínas dos sorotipos 1,3 e 4 da Dengue.
Portanto, ela previne a doença causada pelos quatro tipos de Dengue, sem a incidência de eventos adversos graves, até o momento.
5) Quem teve Dengue atualmente pode tomar a vacina?
Recomenda-se um intervalo de 6 meses após a infecção pelo vírus da Dengue para a aplicação da nova vacina, QDENGA.
6) Se eu tomei uma dose da vacina anterior, Dengvaxia, eu posso continuar o esquema com a nova vacina, QDENGA?
Não há dados de intercambialidade entre as vacinas.
Portanto, não.
Deve-se iniciar o esquema do zero, desconsiderando as doses da vacina anterior.
7) A recomendação é dar essa vacina para as crianças?
Sim!
A SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda a vacinação de TODAS as crianças com mais de 4 anos de idade, independentemente da infecção prévia pela Dengue documentada.
Pelo menor número de doses (apenas 2) e menor intervalo de tempo (3 meses), a sugestão é que seja realizada preferencialmente a nova vacina, A QDENGA.
Deixo nas fontes o texto integral.
Acho que por hoje é só!
Vamos manter em dia as vacinas dos pequenos.
Nos vemos em breve.
Até lá!!!
Dr. Vinícius F. Z. Gonçalves– Pediatra e Neonatologista
CLÍNICA GONÇALVES- Deixe a nossa família cuidar da sua
Fontes:
1) Nova Vacina Dengue: Recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria- Documento Científico de Imunizações. No. 89, 11 Agosto de 2023. Link: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/24154d-DC_-_Nova_Vacina_Dengue-Recomendacoes_SBP.pdf

Um comentário sobre “A Nova Vacina da Dengue”