Meu filho engoliu uma moeda! E agora?!?

Imagem: https://www.todayonline.com/brandstudio/emergency/choking

Olá! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje, aproveitando o novo documento da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), lançado neste mês, irei abordar o tema “Ingestão de Corpos Estranhos”.

O que fazer se seu filho engoliu um objeto? Quando você deve se preocupar?

Falarei disso tudo nas próximas linhas, mas deixo o convite para você ler antes sobre os Acidentes Domésticos e o que fazer se seu filho bater a cabeça (quando levar ao PS):

Meu filho bateu a cabeça. Devo ir ao PS?!?

Antes de começarmos, gosto de frisar que os acidentes, estatisticamente falando, acontecem mais na férias, feriados, finais-de-semana, em dias quentes e são mais comuns nos meninos, do que nas meninas.

Então, redobrem os cuidados nestes períodos!

1) Quais são os objetos que costumam ser mais ingeridos?

Nesta ordem: moedas, baterias, objetos perfuro-cortantes e imãs.

Destaque para as baterias, pelo risco de vazamento e complicações graves e para os ímãs, principalmente, os de neodímio, que têm maior poder magnético ou quando ingeridos em mais de uma unidade (dois ou mais)

2) Qual a gravidade da ingestão de corpos estranhos?

É claro que isso irá depender de vários fatores, principalmente, de qual tipo de objeto foi ingerido e há quanto tempo.

No entanto, temos dados tranquilizadores:

Cerca de 70-80% dos corpos estranhos ingeridos por crianças são eliminados espontaneamente, sem nenhuma necessidade de intervenção ou complicação.

Aproximadamente 20% dos casos necessitarão de retirada por endoscopia.

E, apenas, 1% deles necessitarão de retirada por cirurgia.

“Cerca de 70-80% dos corpos estranhos ingeridos por crianças são eliminados espontaneamente, sem nenhuma necessidade de intervenção ou complicação.”

3) Quais exames devem ser feitos para investigação?

Depois de retirada a história do paciente e realizado o exame físico, geralmente a radiografia de cervical (pescoço), tórax e abdômen é suficiente para a realização do diagnóstico.

Fonte: Ingestão de Corpos Estranhos- Sociedade Brasileira de Pediatria

A Tomografia fica reservada para os casos em que o objeto é rádio transparente- ou seja, não aparece na radiografia- e quando há risco de complicações.

Já a Endoscopia pode ser realizada para o diagnóstico e tratamento, em casos específicos (abordados a seguir)

4) Se eu não vi meu filho engolindo um objeto, como posso desconfiar?

Inicialmente, devemos levar em conta a idade.

Crianças de até 3 anos de idade estão em plena fase oral, sendo comum levar objetos à boca para descobri-los. Ainda assim, todo cuidado com os menores de 5 anos.

Além disso, podemos desconfiar de um caso de ingestão de corpo estranho quando a criança apresenta dor ou dificuldade para engolir, salivação, recusa alimentar, vômitos, saliva com sangue ou vômitos com sangue, fezes com sangramento ou dor no pescoço, tórax ou abdômen repentinas.

5) E o que eu faço se meu filho tiver engolido um objeto? Quando devo ir ao Pronto-Socorro?

Se o seu filho não estiver com nenhuma queixa (assintomático), se o que ele ingeriu for arredondado, com um comprimento menor que 2,5 cm de diâmetro ou 6 cm de comprimento, se este objeto não elimina substâncias tóxicas (como baterias, por exemplo) e se ele não tiver nenhuma problema gastrointestinal prévio (não passou por cirurgias anteriormente)- É TOTALMENTE POSSÍVEL AGUARDAR EM CASA.

Esse objeto com certeza será eliminado naturalmente (irá sair com as fezes).

Em caso contrário, principalmente se seu filho estiver sintomático, ou se o objeto ingerido for perfuro-cortante ou se ele for uma bateria, dois ou mais ímãs ou um ímã e um objeto metálico; ou ainda, se este objeto for maior que 2,5 cmx 6 cm, VOCÊ DEVE LEVÁ-LO AO PS.

*** IMPORTANTE ***

Importante! Porém cuidado.

Em regiões MUITO afastadas de hospitais ou na impossibilidade de realização de Endoscopia, nos casos de ingestão de baterias, pode-se realizar a administração de Mel (sempre para maiores de 1 ano de idade) ou Sulcrafato para evitar possíveis complicações.

Mas SEMPRE após a avaliação médica e esta conduta, não deve atrasar a realização de endoscopia.

5) Prevenção

Acidentes são acidentes.

Acontecem algumas vezes, por descuido.

Por esse motivo, muita atenção com as crianças pequenas. Sempre supervisione o seu filho e tenha cuidado na escolha de brinquedos.

Hoje já existem brinquedos com travas, justamente para evitar a retirada de baterias.

Mais do que isso, as empresas já estão produzindo baterias e até cartuchos de videogames com sabor amargo para que, caso a criança chegue a levá-los à boca, seja desencorajada a engoli-los.

Fonte: Olhar Digital
As fitas de Nintendo Switch são cobertas de Benzoato de Denatônio, componente amargo e não tóxico que impede a ingestão pelas crianças.
As fitas de Nintendo Switch são cobertas de Benzoato de Denatônio, componente amargo e não tóxico que impede a ingestão pelas crianças.
Fonte: http://www.arkade.com.br

Vamos cuidar dos nossos pequenos!

Por hoje é só!

Dúvidas ou sugestões? É so deixá-las abaixo.

Nos vemos no próximo mês.

Vejo vocês lá.

Dr Vinícius F. Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista

CLÍNICA GONÇALVES- Deixe a nossa família cuidar da sua

Fontes:

1) Ingestão de Corpos Estranhos- Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Abril de 2022

39 comentários sobre “Meu filho engoliu uma moeda! E agora?!?

    1. Bom dia! Obrigado pela pergunta.

      Como disse no texto:
      “ Se o seu filho não estiver com nenhuma queixa (assintomático), se o que ele ingeriu for arredondado, com um comprimento menor que 2,5 cm de diâmetro ou 6 cm de comprimento, se este objeto não elimina substâncias tóxicas (como baterias, por exemplo) e se ele não tiver nenhuma problema gastrointestinal prévio (não passou por cirurgias anteriormente)- É TOTALMENTE POSSÍVEL AGUARDAR EM CASA.

      Esse objeto com certeza será eliminado naturalmente (irá sair com as fezes).”

      Geralmente as moedas são expelidas naturalmente sem necessidade de intervenção.Se ele engoliu e está bem, apenas observe as próximas evacuações e ela deve sair naturalmente.

      Curtir

      1. O. MMeu filho já engolio à 10 dias fui ao hospital e fizeram RX estava no estômago e disseram para esperar 6 semanas e se não sair para voltar lá…. Estou com receio que passe muito tempo sem sair! Devo esperar?

        Curtir

      1. Meu filho tem 2 anos e 10 mês engoliu uma moeda de 5 centavos e ,bati 2 raio x e estava no estômago,será se ele consegue evacua a moeda?estou muito preocupada..já faz 4 dias isso..e nada ..

        Curtir

      2. Boa tarde! Como sugerido no texto, geralmente objetos pequenos e arredondados (exceto baterias e imãs) são eliminados espontaneamente e não necessitam de intervenção. No entanto, se não houver progressão do objeto e se ele se mantiver no estômago seria adequado reavaliação médica.

        Curtir

      1. Boa tarde, meu filho tem 2 anos e 10 meses, e engoliu uma moeda de 5 centavos, o médico me recomendou a dar óleo mineral mais até agora não fez efeito. É normal? Ele não ta apresentando sintomas nenhum, e a moeda está no estômago dele… É possível sair nas fezes?

        Curtir

      2. Boa tarde. Uma moeda deste tamanho geralmente passa pelo estômago sem nenhum tipo de estímulo ou complicação.

        Havendo permanência do objeto deve-se pesar a realização de Endoscopia a depender do protocolo do serviço e/ou disponibilidade

        Curtir

  1. Meu filho de 5 anos engoliu uma bola de gude pequena e nescessário levar pra emergência já tem 1 dia q aconteceu demora pra envacuar

    Curtir

    1. Bom dia! Como texto aponta: objetos pequenos, arredondados, pequenos e que não sejam baterias ou dois ímãs, geralmente são expelidos naturalmente sem complicações ou necessidade de intervenção. Fique atenta aos sinais de gravidade apontados no texto.

      Curtir

    1. Bom dia! Como texto aponta: objetos pequenos, arredondados, pequenos e que não sejam baterias ou dois ímãs, geralmente são expelidos naturalmente sem complicações ou necessidade de intervenção. Fique atenta aos sinais de gravidade apontados no texto.

      Curtir

  2. Bom dia , Dr a 4 dias meu filho engoliu uma moeda de 10 centavos , ele tem 1 ano e 8 meses . Os médicos já estão querendo mandar ele para outro lugar para realizar uma endoscopia pois disseram ainda está parada no estômago . Será que não dá para aguardar mais um pouco ?

    Curtir

    1. Bom dia! A moeda é uma material inerte e a moeda de 10 centavos não tem uma dimensão grande e deve ser por isso que aguardaram. No entanto, a persistência na região do estômago pode indicar sim uma endoscopia para a retirada. Quatro dias é bastante tempo para ela passar do estômago. No geral em algumas horas esse tipo de objeto já consegue progredir e ser eliminado em alguns dias sem necessidade de intervenção

      Curtir

    1. Bom dia! Você deve manter o acompanhamento médico e realizar radiografia seriada. Geralmente se o objeto já passou do estômago e está em progressão, se seu filho não tem nenhum sintoma (dor ou sangramento) ele deve expelir o objeto naturalmente.
      Ponto de atenção sempre é a transição do intestino delgado com o grosso, onde pode haver impactação. Mas ainda assim merece acompanhamento médico para observar a evolução.

      Curtir

  3. Bom dia,

    Meu filho engoliu uma moeda de 0.50, mas já fazem 10 dias e ainda não saiu nas fezes, os médicos dizem que ela está no intestino, mas parada no mesmo lugar a 5 dias. Outro médico disse que ela está no estômago. Se tiver de fato no intestino, parada, qual o procedimento? Meu filho não sente nada, está evacuando normalmente todos os dias.

    Curtir

    1. Bom dia!

      Se a moeda estiver no estômago e não estiver progredindo, pode ser tentada retirada por endoscopia.

      No entanto, se já tiver passado do estômago e estiver no intestino, geralmente se aguarda e pode ser feita radiografia seriada. Moedas deste tamanho geralmente são expelidas e não eliminam substâncias, como baterias ou perfuram. Então a conduta geralmente é expectante. Se não sinais de oclusão intestinal também, mais um ponto de tranquilidade. Havendo eliminação de gases e fezes, provavelmente seu filho eliminará a moeda de forma espontânea.

      Curtir

      1. meu filho tem um ano ele engoliu uma moeda de 25 centavos e fiz rio x e me disseram q está no intestino oq faço ? Já levei no médico me pediram pra esperar ela sair

        Curtir

      2. Bom dia. Se a moeda ja passou do estômago, realmente o indicado é esperar a eliminacao de forma natural. Caso demore, a radiografia seriada pode ajudar a acompanhar o caso do seu filho, embora as moedas nao sejam perfuro-cortantes ou eliminem substancias como as pilhas/ baterias, conferindo um risco menor.

        Curtir

  4. meu sobrinho engoliu uma moeda de 10 centavos já faz 6 dias, mas ele ainda não eliminou, não está sentindo nada, tá fazendo cocô normal, foi feito uma radiografia e a moeda estar no intestino, devo se preocupar?

    Curtir

    1. Olá! Objetos arredondados, como moedas, que não vazam como baterias e nem são pérfuro-cortantes e que, já passaram do estômago, tendem a ter eliminação espontânea sem necessidade de intervenção. Como o texto aborda, são raros os casos em que há um “stop” e necessidade de abordagem cirúrgica. Havendo dúvidas, não hesitem em passar por uma avaliação médica.

      Curtir

    1. Olá! Objetos arredondados, como moedas, que não vazam como baterias e nem são pérfuro-cortantes e que, já passaram do estômago, tendem a ter eliminação espontânea sem necessidade de intervenção. Como o texto aborda, são raros os casos em que há um “stop” e necessidade de abordagem cirúrgica. Havendo dúvidas, não hesitem em passar por uma avaliação médica.

      Curtir

  5. ola! Meu filho tem 3 anos e engoliu uma moeda de 25 centavos, faz 5 dias. Esperei 4 dias em casa ele sentia náusea somente ao acordar de manhã. No 4° dia levei ao hospital, no raio-x mostra q a moeda está no mesogastrio, porém desde o ocorrido a frequência de evacuações dele mudou. Ele fazia todos os dias em horários quase iguais, e nesses 5 dias ele fez cocô duas vezes apenas, a médica deu óleo mineral p eu dar a ele todos os dias.. mas não está funcionando ele não está evacuando. É normal?

    Curtir

    1. Olá! Objetos arredondados, como moedas, que não vazam como baterias e nem são pérfuro-cortantes e que, já passaram do estômago, tendem a ter eliminação espontânea sem necessidade de intervenção. Como o texto aborda, são raros os casos em que há um “stop” e necessidade de abordagem cirúrgica. Havendo dúvidas, não hesitem em passar por uma avaliação médica.

      Curtir

  6. Olá, meu filho engoliu uma moeda há 15 dias, até agora foram feitas 5 raio x, os médicos dizem que está no intestino, outro médico pediu um raio x de perfil pra poder localizar a moeda melhor. Se estiver no estômago ainda, eles internam para fazer endoscopia ou é realizado em âmbito ambulatorial, marcando o exame para outro dia?

    Curtir

    1. Olá!
      Se a moeda está no intestino, ela já passou da região do estômago. Dessa forma, a endoscopia não é mais uma opção.
      Após a passagem pela região gástrica, se aguarda a eliminação espontânea do objeto, no geral. A cirurgia seria reservada apenas em casos de obstrução intestinal

      Curtir

  7. Minha mãe engoliu a dentadura de baixo, ela ficou impactada no esofago porém ela não sente nada está dormindo tranquilamente e se alimentando bem já estou pensando em levá-la no médico porém estamos às vésperas do final de ano existe algum risco de evoluir pra algo pior?Ela tem 64 anos de idade foi vomitar e acabou engolindo a própria dentadura de da parte de baixo!

    Curtir

    1. Bom dia! O texto remete a corpos estranhos deglutido por crianças.

      Ainda assim, uma prótese dentária é um objeto de grandes dimensões e que pode conter partes metálicas e com potencial de perfuração intestinal. É recomendado que você leve a sua mãe ao Pronto Atendimento com urgência, sim.

      Curtir

  8. meu filho engoliu minha aliança ja faz 6 dias e nao saiu nas fezes dele ainda, devo esperar mais alguns dias ou corre algum risco? Porém ele está normal nao reclama de dor, devo levar ao hospital mesmo assim?

    Curtir

    1. Olá!

      A aliança seria como uma moeda. Por ser um material inerte, diferente de ímãs e baterias, a conduta seria expectante mesmo, principalmente se o seu filho estiver assintomático e se as dimensões forem menores que 2,5×6 cm. Nesse caso, não sendo observada eliminação do objeto, a radiografia seriada poderia guiar a conduta médica, embora importante frisar, como no texto, que a grande maioria das ingestões de corpos estranhos inertes não necessitam de abordagem (cirurgia ou endoscopia).

      Curtir

Deixe um comentário