Olá! Tudo bom com vocês?
Em Fevereiro deste ano, escrevi sobre as vacinas contra a COVID-19.
Antes de prosseguir, recomendo fortemente que você leia este texto:
Estou amamentando. Posso tomar a vacina contra o Coronavírus? E meu filho?
Hoje, vou trazer atualizações sobre a vacina de COVID para Gestantes, Lactantes, Puérperas e Crianças.
É importante pontuar que a COVID-19 é uma doença grave em gestantes.
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), em 10 de Junho de 2021, liberou um documento que demonstrou o aumento do número de casos em gestantes: 455 casos em 2020 e 814 em 2021, o que representa 10 mortes maternas por semana em 2020 e 38 mortes maternas por semana em 2021.
Além disso, pontuou que “em comparação entre os anos 2020 e 2021, a mortalidade materna semanal aumentou em 283% e a mortalidade da população geral aumentou em 105%, confirmando os achados do CDC de que gestantes constituem grupo de maior risco de intubação orotraqueal, de internação em Unidades de Terapia Intensiva e de óbito.”
Sendo assim, é imperativo a vacinação deste grupo de pacientes. Devemos ter apenas uma ressalva.
Sobre a suspensão da Vacina Fiocruz/Oxford/Astrazeneca
Após a notificação de UM caso de STT (Síndrome de Trombose com Trombocitopenia) em investigação em uma gestante que recebeu a vacina Fiocruz/Oxford/Astrazeneca no Estado do Rio de Janeiro, optou-se por, até elucidação total do mesmo, interromper temporariamente a vacinação com vacinas de vetor viral para gestantes e puérperas.
Importante pontuar que, até o momento, este havia sido o primeiro relato deste tipo de reação adversa em gestantes no mundo, com incidência estimada de 1 caso para 100,000 doses administradas.
O que fazer então???
Enfatizo que todas as vacinas contra a COVID estão na fase 3 de desenvolvimento (de 4 fases totais)- não entendeu? no link acima isso é explicado melhor- e que em nenhum estudo de nenhuma vacina foram incluídas gestantes nessa fase.
Por outro lado, a tecnologia usada para a fabricação da vacina Sinovac/Butantan é a mesma utilizada para a fabricação da vacina da Gripe (vírus inativado) e que vem sido administrada em gestantes há anos sem quaisquer efeitos adversos.
Já a vacina da Pfizer/BioNTech, apesar de implicar tecnologia inovadora (RNA mensageiro) não demonstrou nenhum efeito adverso quando aplicado em gestantes de risco, nos estudos publicados até o momento.
Além disso, nenhuma delas mostrou ser teratogênica (induzir mal formações) em estudos com animais.
Portanto, para gestantes e puérperas estão liberadas as vacinas Sinovac/Butantan(Coronavac®) e Pfizer/BioNTech (Comirnaty®), que utilizam outras tecnologias de produção distintas da vacina Fiocruz/Oxford/AstraZeneca e que não demonstraram até o momento qualquer tipo de reação adversa semelhante.
Mas e se eu for gestante ou puérpera e já tiver tomado a vacina Fiocruz/Oxford/AstraZeneca?
A recomendação atual é que novas doses NÃO sejam feitas.
Aguardar o fim da gestação e do puerpério para a aplicação de nova dose (reforço).
Observar de 4-28 dias após a aplicação da vacina e procurar atendimento médico, caso ocorra o surgimento de:
o Falta de ar
o Dor no peito
o Inchaço em perna
o Dor abdominal persistente
o Sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte
intensidade, visão borrada, dificuldade na fala ou sonolência.
o Pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi
aplicada a vacina
Para as demais vacinas, deve-se realizar o esquema habitual e intervalos de tempo habituais entre as doses de reforço.
Mas e para as mães que estão amamentando?
Para os demais grupos de mães, lactantes NÃO PUÉRPERAS (após 45 dias após o parto) a recomendação da vacinação seria semelhante a dos demais grupos, ou seja, com qualquer uma das três vacinas respeitando a recomendação municipal.
Para crianças (grupos de menores de 18 anos de idade), no Brasil, nenhuma vacina AINDA foi liberado pelo Programa Nacional de Imunizações.
A ANVISA liberou, nesta semana, a vacina da Pfizer para maiores de 12 anos.
O município de Betim, em Minas Gerais, é um dos primeiros a iniciar a vacinação no país, neste grupo etário, no entanto, ainda sem o aval do Ministério da Saúde.
Inclusive hoje, dia 17 de Junho de 2021, a Prefeitura de São Roque começará a nova etapa de vacinação!
Se liga:
“A Prefeitura de São Roque vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira, 17 de junho, gestantes e puérperas e pessoas com comorbidades ou deficiência física que tenham entre 18 e 59 anos. Grávidas e mulheres que tenham dado à luz há menos de 45 dias serão imunizadas das 8h às 11h, no Centro de Saúde II, na Avenida John Kenedy. É necessário apresentar a carteira de acompanhamento da gestação, um documento com foto e o comprovante de residência no momento da imunização.
Já pessoas com comorbidades ou deficiência física devem se dirigir aos postos de saúde dos bairros ou à Vigilância em Saúde (ao lado da Praça da República), das 8h às 12h.”
Se não for de São Roque, procure as redes sociais de seu munícipio.
A MAIOR VACINA É A INFORMAÇÃO! VAMOS NOS VACINAR! CUIDADO COM AS FAKE-NEWS!!!
Tendo mais informações e novidades, eu retorno.
Dúvidas? É só deixá-las abaixo!
Até a próxima.
Dr Vinícius F. Z. Gonçalves- Pediatra e Neonatologista
CLÍNICA GONÇALVES- Deixe a nossa família cuidar da sua.
Fontes:
- Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO)- em 10/06/2021 https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1274-vacinacao-contra-a-covid-19-em-gestantes-e-puerperas
2. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pediatria(SBP) e Associação Médica Brasileira (AMB) – Eventos Adversos em gestantes e puérperas e a vacinação contra a Covid-19- Link: https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/ea-gestantes_final-sbim-spb-febrasgo-amb-210521.pdf
3. Vacinas Covid-19- Atualização- Sociedade Brasileira de Pediatria- Guia Prático de Atualização
Departamento Científico de Imunizações (27 de Janeiro de 2021).
Link: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22908f-GPA-Vacinas_COVID19_-_Atualizacao.pdf
4. Prefeitura Municipal de São Roque-SP Link: https://www.saoroque.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/8411/prefeitura-vacina-gestantes-puerperas-pessoas-com-comorbidades-e-com-deficiencia-nesta-quinta-feira


Um comentário sobre “Quem pode tomar a vacina?- Atualização Junho”