Você que não foi

O Dr. José Francisco Gonçalves Filho ou, apenas Dr. Francisco, nasceu em Rincão em 23 de Julho de 1955. Primogênito de uma família humilde com mais três irmãos, passou grande parte da infância e adolescência na cidade de Terra Roxa, interior de São Paulo.

Como todo menino naquela época, que morava no interior, se entretia com atividades rurais na fazenda de seu avô.

Tinha o sonho de se tornar médico e, quando completou a maioridade, prestou vestibular para as principais faculdades do Estado.

Como não havia internet naquele tempo e as notícias literalmente chegavam à cavalo, ficou sabendo por um conhecido, que havia passado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba. Seu nome havia aparecido no jornal e ele nem tinha ido checar.

Um misto de alegria e tristeza o consumiu, visto que a sua família não teria condições de arcar com os custos de uma faculdade de medicina. No entanto, o seu pai, o Sr. José Francisco Gonçalves, foi o primeiro a incentivá-lo e sem pestanejar setenciou: “Filho, você VAI fazer a faculdade. Tudo se dá um jeito”.

Talvez foi dele e a partir daí que a alma arrojada, investidora e corajosa se aflorou e ele aceitou e decidiu ir para Sorocaba realizar seu sonho.

Vale dizer, que na época, já conhecia aquela que se tornaria a sua esposa e fiel companheira incondicional, a Sra. Vilma.

Foram momentos de dificuldade e ao mesmo tempo de muito aprendizado e alegrias.

Ele contava com muito orgulho e comicidade os perrengues literais que passava na sua famosa República Computação 7, a qual dividia quartos e dívidas com outros colegas que foram seus amigos por toda a vida. Já nessa época, tinha a postura de líder e organizava as contas da casa e até a miligramagem de cada bife consumido no almoço.

Mas a vida é cheia de altos e baixos para todos…

No quarto dos seis anos de faculdade, seu pai faleceu. E ele teve que assumir toda a responsabilidade de filho mais velho da família e da sua nova família em formação.

Ele poderia ter desistido de tudo. Mas não! Estudou, trabalhou ainda mais, dava plantões (naquela época isso era possível antes de finalizar a faculdade) e ministrava aulas num cursinho pré-vestibular, fato que o fez ganhar o apelido carinhoso de “Professor”, para conseguir ajudar a sua família e pagar as suas contas, como a faculdade mesmo, a qual foi quitada só posteriormente numa espécie de FIES da época.

E assim foi. Sem medo de trabalho e estudo, ele seguiu e fez seu reinado.

Trabalhou em vários Hospitais e cidades vizinhas. E o destino fê-lo criar raiz em São Roque, uma cidadezinha do interior, próxima de Sorocaba.

Começou a trabalhar na Santa Casa de São Roque. Abriu seu primeiro consultório. E cresceu, cresceu… Mudou algumas vezes de consultório, sempre com a ideia de expandir e melhorar. Ajudou e estava junto na fundação da Unimed São Roque.

NUNCA parou de estudar, o nosso Professor.

Imagine que quando se formou, não havia ainda muita tecnologia e conhecimento sobre diagnósticos por imagem. E lá foi ele, estudar e conseguir o Título de Especialista em Ultrassonografia. Mas não parou por aí, continuou aprendendo, fez cursos em outras estados e chegou a ir a outros países para aprender e comprar seus instrumentais de cirurgia por vídeo, sendo pioneiro na região.

Com outros colegas, constituiu a Clínica Médica Santa Isabel, uma policlínica que é vizinha à Santa Casa. E, ainda, fez sua morada na mesma rua. Não posso deixar de dizer, que também lá foi líder, e era ele que organizava as finanças de toda a clínica. Ele literalmente colocava a mão na massa e para toda e qualquer melhoria ou reforma, lá estava ele, ajudando inclusive na pintura das paredes.

Aficionado por trabalho, nunca deixava um paciente ou colega na mão. E se dispunha, o horário que fosse, a sair da sua casa ou consultório e ir ao Hospital ajudá-los.

Mas, como diz a Bíblia em Mateus 7:17 “toda árvore boa, produz bons frutos…”. E, não poderia ser diferente, a sua filha Dra. Francine, também médica Ginecologista e Obstetra, voltara à São Roque e iniciaria sua carreira ao lado do pai.

Inicialmente, uma sala foi alugada e ela começou seus atendimentos também na Clínica Médica Santa Isabel.

Mas o espírito empreendedor e visionário do Dr. Francisco era insaciável.

Sabendo que seu filho, Dr. Vinícius, médico Pediatra e Neonatologista, também estaria voltando em pouco tempo à sua cidade natal, resolveu fundar uma Clínica só para a família.

E, assim nasceu, em 5 de Outubro de 2017, a Clínica Gonçalves.

Como a vida é cheia de ciclos e os ciclos sem completam e se encontram, essa foi fundada justamente na mesma morada da família citada há pouco.

Bem, e o restante da história vocês já conhecem…

Doutor José Francisco Gonçalves Filho.

Você que não foi apenas médico, mas avô, pai e conselheiro de muitas pacientes e o responsável por gerações de muitas famílias;

Você que não foi apenas marido, mas fiel, conselheiro, amoroso e porto seguro;

Você que não foi apenas pai, mas guia, inspiração, motivador, exemplo;

Você que não foi apenas avô, Vô Quico, mas a luz dos olhos do nosso fiozinho de cobre, a pessoa que ele mais gostava e que tinha um elo inexplicável, de alma talvez;

Você que não foi…

Você que não foi e que nunca irá.

Que sempre vive e viverá em nossos corações.

Vamos tentar fazer ao menos um quinquagésimo de tudo que fez e manteremos os seus sonhos e planos aqui presentes.

Você que não foi,

Até breve!

CLÍNICA GONÇALVES- Deixe a nossa família cuidar da sua

7 comentários sobre “Você que não foi

  1. Grande médico,sua passagem aqui não foi em vão, Deus capacitou ele para ajudar as pessoas.
    Lembro de quando fez meu parto,mesmo sendo pelo SUS,mas sempre dando muita atenção,vendo que não dava pra ser um parto normal,pelas duas mãos trouxe meu primeiro filho com a ajuda de Deus,passando um mês estava com muita dor ,o qual chegando na Santa Casa,meu esposo pediu que ligasse para o Dr. Francisco que estáva com sua família num domingo,mas com sua generosidade e como um grande médico veio me atender, graças a Deus passei por uma cirurgia,e aqui estou muito grata,pela competência e a generosidade do Dr Francisco, obrigado Dr.Jose Francisco isso já se faz 23 anos, que Deus ilumine sua família, sabemos que aqui na Terra ele deixou muita gratidão.

    Curtir

  2. Ah realmente ele não se foi, estará para sempre nas vidas que salvou.
    Pois ele salvou muitas vidas, salvou vidas das garras das doenças, salvou vidas trazendo as mães seus filhos a luz, salvou vidas aconselhando e dando esperança e apontando caminhos aquelas para as quais a maternidade não era fácil ou até possível . Quem não tem uma história que viveu ou ouviu de uma vida marcada pelo Dr Francisco? Ele fez a diferença no mundo e não será esquecido .

    Curtir

  3. Grande médico mesmo….precisamente há 21 anos atrás, minha filha já casada e com uma filha na época começou com uma dor na barriga que chegava a rolar na cama qdo a dor aparecia, consultava médicos, fazia muitos exames, e não se descobria nada, era desesperador….
    Um dia ela resolveu fazer uma consulta com o Dr. Francisco e Ele descobriu que ela estava com ENDOMETRIOSE …uma doença pouco conhecida na época e ele descobriu e tratou, graças a Deus e ao Dr. Francisco ela esta bem, nunca mais teve nada…. ela se tornou paciente do Dr. Francisco até o dia que ligou pra marcar uma consulta e soube que ele estava internado…. ela e nós todos da minha família sentimos muito qdo soubemos da triste noticia…. Vilma e família nossos sentimentos !!! e obrigado Dr. Francisco !!!!

    Curtir

  4. Não tem como esquecer aquele que trouxe ao mundo, a minha primogênita, hoje com 28 anos. Lembro como se fosse hoje de cada detalhe, feito com muita dedicação e amor. E olha que ganhei ela pelo sus. Lembro que quando dei entrada no hospital em trabalho de parto, ele estava fazendo uma Cesária, e o meu foi parto normal mas minha filha era grande pelo meu tamanho e as enfermeiras que estavam me auxiliando chamaram ele correndo pq estava complicando, e ele veio correndo nem bem tinha terminado um parto, correu do jeito que estava para outra sala fazer o meu parto e assim nasceu nas suas mãos abençoadas a minha linda menina pesando 3,650 e com 50cm. Dr. Francisco foi um médico maravilhoso 🤲🙏

    Curtir

Deixe um comentário