Blog

Fada do dente

No meu primeiro post, gostaria de falar um pouco sobre os dentes dos pequenos. E isto me remeteu a um fato que aconteceu há pouco.

Estava em um casamento, no último final-de-semana, e encontrei a mãe de um amigo que me fez a seguinte pergunta: “A minha neta já tem um ano e meio e ainda não apareceu nenhum dente na boquinha dela, isso é normal?!?”

Antes de tentar responder a essa pergunta, vale aqui citar a média da idade do aparecimento dos dentes decíduos ou, como são popularmente conhecidos, dos “dentes de leite”:

dentes (2)

Portanto, existe uma média padrão para o surgimento dos dentes das crianças. Devemos assim chegar aos 36 meses de idade com 20 dentes na cavidade oral – 10 em cima e 10 em baixo.

MAS CALMA!!! Isso não quer dizer que todas as crianças devam seguir a essa regra rigorosamente.

Estudos investigaram uma possível relação entre o surgimento dos dentes de leite e outros fatores como sexo, peso ao nascimento e peso para a idade, comprimento ao nascimento e altura para a idade, tipo de aleitamento (materno ou artificial) e renda familiar.

O que foi descoberto é que SIM!!! Existe uma correlação entre estes fatores, principalmente ao que se refere à altura da criança x à idade do surgimento dos dentes. E com este estudo foi confeccionada uma tabela que relacionou peso x altura com a média dos dentes que a criança deveria apresentar:

tabela

Voltando ao caso que estava contando…

Descobri, ao perguntar à avó, que o peso da sua neta era de 8 Kg e a estatura de 70 cm, logo, ela deveria ter, na verdade, cerca de dois dentinhos (como demonstrado na tabela) e não dez, como o esperado para a idade.

A idade é sim um marco importante para se levar em conta quando se quer saber se erupção dentária da criança está “normal”, mas ela não deve ser considerada  isoladamente.

Por fim, há vários motivos para um atraso no surgimento ou na queda dos dentes como cistos, tumores, alterações ósseas, fibrose gengival, síndromes genéticas…

O mais adequado é sempre procurar um especialista na área quando algo foge do “normal”, como um Odontologista Pediátrico e ele, juntamente com o seu Pediatra, poderá orientá-lo sobre o melhor caminho a seguir.

Por hoje é só!

Dúvidas ou sugestões dos próximos temas, nos enviem clicando em “Dúvidas” no site ou pelo Facebook: http://www.facebook.com/clinicagoncalvessr

Nos vemos na próxima semana com um novo tema.

Até logo,

Dr. Vinícius Gonçalves- Médico Pediatra e Neonatologista

 

 

 

 

6 comentários sobre “Blog

  1. Obrigada Vinícius acho que posso te chamar assim , já que conheço você à tantos anos e tenho você como um filho .Ajudou bastante e obrigada pela preocupação. Sucesso no “Blog”. beijjuuss

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário